Quantas vezes já vimos materializada esta história nos lugares por onde andamos? E a culpa, geralmente, é sempre atribuída à amamentação.
A minha mentora no fantástico mundo da amamentação disse um dia, em tom de brincadeira, que os bebés nascem muito "mal educados". Não podia ter mais razão. De facto, não têm a menor noção do que é socialmente aceitável: choram com a sala cheia de visitas, sujam as roupas nos momentos mais inoportunos, querem comer a toda a hora e acordam a vizinhança à noite... querem comer, comer, comer... e nós queremos DORMIR!!!
Vamos então analisar esta questão.
Quando nascem, os bebés não conseguem diferenciar o dia da noite.
... mas sabem muito bem perceber quando precisam ou não de comer e beber (porque o leite materno também serve para saciar a sede).
Se nós (seres civilizados) conseguimos aceitar que um bebé (ser selvagem) nos suje a roupa com chichi, cocó ou bolsado...
... então, talvez possamos também aceitar que ele tenha fome e precise comer a horas improprias.
Os bebés precisam mamar de dia... mas também precisam mamar de noite
Até porque mamar à noite é muito importante para a manutenção da amamentação, pois é durante a noite que a prolactina (hormona responsável pela produção de leite) tem um pico de produção.
Assim, mamar à noite, quando o leite tem uma produção máxima, vai reforçar positivamente o processo: quanto mais o bebé mama e com intervalos mais curtos, mais leite a mama produz.
... mas a mãe precisa dormir, se não também pode prejudicar o equilíbrio bioquímico que controla a produção de leite.
Então, porquê não colocar o bebé a dormir com ela?
Já sei que devem estar com uma ou duas perguntas prontas para saltar.... "Então e a segurança?" "E se eu esmago o bebé?"
No que se refere à segurança, deixem que devolva a pergunta de outra forma; "E se, ao dar de mamar ao bebé sentada numa cadeira, adormecer e o deixar cair?". Acham que não é possível? Eu já ouvi um ou dois casos assim, de mães que davam leite artificial, felizmente sem consequências graves.
Mas quando sugiro que durmam com o bebé, não sugiro que o façam de qualquer maneira. Claro que existem algumas regras: a cama não pode ter edredons (pois aquecem muito), o bebé tem de estar no meio dos pais ou ter uma barreira que impeça a sua queda, e nenhum dos pais pode estar alcoolizado ou sobre o efeito de drogas que alterem o estado de consciência.Chamamos a isto o co-sleeping, que tem muitos outros benefícios para além da promoção de uma amamentação nocturna confortável, mas que ultrapassam os objectivos deste artigo. (Veja o link se quiser saber mais http://www.cosleeping.org/).
Se seguirmos estas regras, nenhum dos pais esmaga o bebé, já que se cria uma forma de comunicação corporal muito subtil entre todos os elementos (mãe-bebé-pai), apesar de todos estarem a dormir.
Dormir com os bebés na cama é uma experiência fantástica. O bebé mama como quer, quando quer, sem chorar... e nós nem acordamos! Só temos uma ligeira "chamada" da mente ao corpo, que nos faz moldar ao bebé, e pronto... continuamos a sonhar... Adeus olheiras!
Mas consigo perceber que nem todas as mulheres e homens (porque também é importante que o pai se sinta confortável com esta opção) vejam esta como uma solução para si. Nesse caso, não desespere, existem outras possibilidades:
colocar a cama de grades (sem rodas) bem do lado da mãe, na cama do casal, de forma a ser apenas necessário baixar a grade para conseguir retirar o bebé e deitá-lo ao seu lado para o amamentar
ter a cama de grades ao lado da cama, sendo apenas necessário levantar-se para buscar o bebé e deita-lo na cama para o amamentar
... enquanto o bebé mama, a mãe faz uma soneca!
O que NUNCA deve fazer:
colocar o bebé a dormir noutro quarto (ainda que tenha inter-comunicadores)
dar de mamar sentada e cheia de sono
dar de mamar deitada num sofá ou numa cama sem barreira a proteger o bebé de uma queda
usar o leite artificial (para além de prejudicar a saúde do seu bebé, o tiro pode sair-lhe pela culatra, já que não é garantia de mais horas de sono... um bebé com cólicas é bem mais difícil de consolar que um bebé com fome!)
E não esqueça que tudo na vida é uma questão de tempo. Se respeitarmos o tempo do bebé, rapidamente virá o tempo em que ele será mais "educado" e dormirá mais horas durante a noite.
Boas mamadas e bons sonhos!
0 comentários:
Enviar um comentário